Jardins da Quinta das Cruzes dão palco a ‘Sonho de uma noite de verão’

A produção será apresentada de 24 a 26 de maio.

A Associação Avesso, em parceria com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura e Direção Regional do Turismo, apresenta ‘Sonho de uma Noite de Verão’, de William Shakespeare, de 24 a 26 de maio, às 20 horas, nos jardins do Museu da Quinta das Cruzes.

Este clássico mundial de teatro será apresentado, em língua inglesa, no âmbito da Festa da Flor 2024, criando-se assim um novo ponto cultural associado às celebrações daquele que é um dos principais cartazes turísticos da Região. A entrada é livre.

“Com este projeto – Shakespeare in the Gardens – pretende-se, à semelhança do que é feito noutros países, apresentar um clássico do teatro mundial num espaço público ao ar livre, desta feita, num jardim, procurando nesta adaptação dramatúrgica e encenação trazer o texto à contemporaneidade. Numa noite quente de verão, quatro amantes em fuga deparam-se com ninfas, a briga entre dois regentes mágicos, duendes atrevidos, feitiços de amor e (o mais caótico de tudo) uma companhia de atores a tentar encenar uma peça. O amor é testado e todos se perdem no desejo neste sonho na floresta ao luar”, expressa a Secretaria Regional de Turismo e Cultura em comunicado.

“Este projeto é uma aposta nos jovens artistas e criativos regionais, que precisam de espaço para explorar e exprimir as suas ideias, desprovidos de qualquer preconceito”, refere, dando conta de que a produção é do Teatro do Avesso, com produção executiva de Luís Melim e Maurícia Gabriel.

O elenco, num total de 14 elementos, é composto por um misto de atores regionais, estrangeiros a residir na ilha da Madeira e quatro atores oriundos de Londres: Johan Ribbing (THESEUS / OBERON), Luana Jesus (HERMIA), Luciano Moniz (DEMETRIUS), Ana Camacho (HELENA), Idalina Brito (PEASEBLOSSOM), Maximilian Oberrauch (LYSANDER), Laura Mendonça (HIPPOLYTA / TITANIA), Milo Maris (PHILOSTRATE / PUCK), Mayra Nobre (QUINCE / COBWEB) e Adam Harkin (BOTTOM).

A apresentação desenrola-se em três zonas específicas do jardim do Museu da Quinta das Cruzes, levando o público a movimentar-se pelas diversas zonas ajardinadas, constituindo todo o jardim o espaço cénico e recorrendo à utilização da iluminação e sonorização próprias, procurou-se criar uma atmosfera semelhante à existente nas paisagens dos textos de Shakespeare. Ao nível da parte musical, a produção conta com uma banda sonora resultante da performance ao vivo dos Post Fátima, dois jovens músicos emergentes no panorama musical regional/nacional.

Procurando, sempre que possível, incluir jovens da formação de teatro promovidas pela Associação Avesso, participam também dois elementos da Oficina de Teatro Cenas do Avesso. Mariana de Abreu Gouveia e Margarida Coelho Sousa a par com Monika Gawryjolek serão as fadas. A composição musical está a cargo dos Post Fátima, que integram também o elenco Catarina Miranda (MUSTARDSEED) e Andreas Sidenius (MOTH).

A equipa fica completa com Roberto Ramos no design e fotografia, Luís Melim no desenho de Luz e operação de som e Susana Brito na caracterização.

Refira-se ainda que hoje, quarta-feira, pelas 20 horas, será realizado, também nos jardins da Quinta das Cruzes, um ensaio geral aberto ao público.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *