A representação da Madeira obteve a melhor prestação de sempre no Olímpico Jovem Nacional, evento de atletismo de pista, destinado aos escalões de sub-16 e sub-18 que reúne seleções locais de todos os distritos e regiões autónomas do País.
Com atletas da ACD Jardim da Serra, ADR Água de Pena, CS Marítimo e GD Estreito, o selecionado madeirense obteve o 4.º lugar, atrás das bem apetrechadas seleções de Lisboa, Porto e Setúbal. Refira-se que os insulares ficaram a apenas meio ponto do conjunto setubalense.
À partida para a 42.ª edição do Olímpico Jovem, que decorreu no último fim de semana em Viana do Castelo, o objetivo passava por alcançar o 6.º lugar alcançado em 2019.
Os madeirenses participaram nas 45 provas do programa, tendo alcançado o pódio em 16 o obtido o ouro em duas.
Os sub-18 Débora Martins (CSM), Carlos Magno Silva (GDE), Constança Alves (ACSJS) e Mateus Jesus (CSM) conquistaram o metal mais valioso em estafeta medley mista (100+200+300+400m) e para além disso fizeram história ao estabelecer um novo recorde nacional (2:03:80 minutos).
Em grande evidência estebe também a sub-16 Clara Teixeira (ACDJS) que alcançou a medalha de ouro no lançamento do martelo.
De resto, registaram-se ainda quatro recordes regionais.