Foi uma abertura em grande, emotiva. O Encontro Regional de Clubes Europeus, que decorre hoje na Escola Secundária Jaime Moniz, com a participação de 18 escolas básicas e secundárias da RAM, foi marcado pela interpretação da música ‘Senhora do Mar’, por Vânia Fernandes, que levou este tema ao Festival da Eurovisão.
E, numa altura, em que os madeirenses NAPA defendem a música ‘Deslocado’ na Final de amanhã, em Basileia, a cantora interpretou, com emoção e em clara demonstração de apoio aos músicos da Região, a mesma música, numa junção harmoniosa com ‘Senhora do Mar’, com dois alunos finalistas do Conservatório a acompanhá-la.
De referir que o EERCE é dirigido aos estabelecimentos do 3.º ciclo e do ensino secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM), privilegiando as escolas detentoras de um Clube Europeu, para além das que têm o estatuto de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (EPAS), as que desenvolvem projetos no âmbito do Programa Erasmus+, Educação e Formação e todas aquelas que promovem práticas de trabalho assentes na disseminação das temáticas europeias.
Por outro lado, e antes da cerimónia, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia destacou a importância que este tipo de clubes escolares tem para a formação dos alunos e, em particular, para o conhecimento da Europa e dos valores europeístas.
Jorge Carvalho enalteceu ainda o dinamismo e sentido voluntário dos docentes que ajudam a promover estes clubes nos estabelecimentos de ensino.
Este Encontro tem como objetivo consciencializar os alunos para a importância da sua participação na vida democrática da União Europeia, bem como estimular a execução da Agenda 2030, através do respeito pelos valores europeus, pela inclusão, a diversidade, incutindo nos jovens exemplos de uma verdadeira cidadania ativa.
Ao longo deste ano letivo, 18 escolas básicas e secundárias da RAM constituíram formalmente um Clube Europeu.