Professores da Escola da Lombada em Erasmus na Bulgária

Durante os cinco dias de atividades, os professores participaram em várias sessões de workshops com os alunos da Sava Dobroplodny Secondary School.

De 13 a 17 de maio, quatro professores da Escola Básica 1/PE da Lombada participaram numa semana de mobilidade física na Sava Dobroplodny Secondary School, em Shumen, Bulgária.

A delegação incluiu Marilyn Figueira, Susana Brito e Telmo Rodrigues, com a colaboração de Leonilde Olim, chefe de Divisão de Ação e Inovação Pedagógica, e da diretora da escola, Rosa Luísa Gaspar.

A iniciativa, intitulada ‘Implement STEAM Teaching Activities’, teve como principal objetivo familiarizar os professores com conceitos e práticas eficazes de ensino baseadas em projetos, com ênfase nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e STEAM (que inclui as Artes).

Durante os cinco dias de atividades, os professores participaram em várias sessões de workshops com os alunos da Sava Dobroplodny Secondary School, destinadas a sistematizar e enriquecer as suas práticas de ensino em STEAM.

“Estes workshops proporcionaram conhecimentos valiosos sobre metodologias inovadoras que podem ser adaptadas e implementadas nas suas escolas de origem”, expressa Rosa Gaspar, em comunicado.

Além das atividades escolares, os participantes tiveram a oportunidade de explorar a cultura local através de visitas a diversos pontos de interesse na região de Shumen. Estas excursões culturais incluíram visitas a marcos históricos e culturais, que ajudaram a aprofundar a compreensão da história e das tradições búlgaras. Os professores também visitaram a pré-escola de referência DG ‘Brothers Grim’, onde puderam observar e trocar experiências sobre práticas educativas de sucesso.

“Esta semana de mobilidade física não só proporcionou uma plataforma para o desenvolvimento profissional dos professores, mas também fortaleceu os laços entre as instituições educativas da Madeira e da Bulgária. Os participantes esperam implementar as novas técnicas e conhecimentos adquiridos no Centro de Inovação STEM, contribuindo para um ensino mais dinâmico e eficaz”, revela a diretora do estabelecimento de ensino.

A direção da escola considera que a colaboração internacional estabelecida durante este programa Erasmus “é um passo significativo para a promoção de uma educação inovadora e inclusiva, preparando melhor os alunos para os desafios futuros num mundo cada vez mais tecnológico e interconectado”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *