Madeirense D. José Tolentino Mendonça já prestou juramento no Conclave

O cardeal madeirense D. José Tolentino Mendonça já prestou juramento na Capela Sistina, no âmbito do Conclave que elege o próximo Papa.

A entrada dos 133 cardeais eleitores na Capela Sistina foi antecedida por uma procissão solene desde a Capela Paulina, com o canto das ladainhas, e pela entoação do ‘Veni Creator’, antes do juramento coletivo e individual. D. José Tolentino Mendonça, prefeito cessante do Dicastério para a Cultura e a Educação, foi o 118.º cardeal a prestar juramento, de acordo com a ordem definida para o Conclave.

Segundo a Ecclesia, “os cardeais eleitores, segundo a ordem de precedência, prestam o juramento individualmente, com a seguinte fórmula, colocando a mão sobre o Evangelho: ‘E eu, N., Cardeal N., prometo, obrigo-me e juro. Assim Deus me ajude e estes santos Evangelhos que toco com a minha mão’”.

Após a conclusão do juramento, foi dada a ordem “Extra Omnes” (“Todos fora”), que assinala o início da clausura. A partir desse momento, os cardeais permanecem isolados do exterior, dando início aos escrutínios que conduzirão à eleição do novo Sumo Pontífice, em sessões rigorosamente confidenciais.

O Conclave de 2025 conta com cardeais de 70 países, 80% dos quais nomeados por Francisco. O sucessor do atual Papa será o 49.º pontífice da Igreja Católica nos últimos 500 anos.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *