A Iniciativa Liberal manifestou, em comunicado, a sua “preocupação e desapontamento” com a omissão, no Programa do XVI Governo Regional da Madeira, da construção do novo pavilhão desportivo prometido para Machico.
Esta infraestrutura, anunciada publicamente durante o período eleitoral e divulgada através de um vídeo de campanha, tinha um custo estimado de 8 milhões de euros e foi apresentada como uma aposta concreta para o concelho. No entanto, no documento agora entregue à Assembleia Legislativa, não existe qualquer referência a este projeto, lamenta a IL.
“É particularmente revelador que o mesmo tivesse sido incluído, de forma expressa, a construção de um pavilhão multiusos no Caniço. Esta inclusão comprova que o Governo Regional soube identificar e dar prioridade a projetos de investimento em equipamentos e infraestruturas, mas deliberadamente escolheu não considerar Machico. Esta disparidade de tratamento entre concelhos levanta sérias dúvidas sobre a coerência e seriedade dos compromissos assumidos”, lê-se na mesma nota.
Segundo António Nóbrega, do Grupo de Coordenação Local da Iniciativa Liberal Madeira, a ausência do pavilhão de Machico no Programa de Governo representa uma clara quebra de compromisso político. “O silêncio do executivo sobre esta promessa específica é sintomático de uma prática política que insiste em recorrer a anúncios eleitorais com objetivos imediatistas, mas sem continuidade ou responsabilidade no exercício da governação. Para os munícipes de Machico, esta omissão é mais do que um esquecimento: é um sinal de desconsideração por parte do Governo Regional.”, afirma.
A Iniciativa Liberal sublinha que a confiança dos cidadãos nas instituições depende da seriedade com que os compromissos são assumidos e respeitados. “Prometer em campanha e omitir no programa de governo não é apenas uma incoerência, é uma falta de respeito político pelos machiquenses”, conclui António Nóbrega.