O Partido Reagir, Incluir, Reciclar (RIR) – Madeira defendeu a importância de uma justiça eficiente e de uma segurança pública robusta como pilares fundamentais para o bem-estar da população e para o desenvolvimento sustentável da Região.
Com esse objetivo, o partido apresentou um conjunto de propostas que visam acelerar os processos judiciais, reforçar os meios de segurança e garantir infraestruturas modernas e funcionais.
Na área da Justiça, o RIR propõe o reforço de recursos humanos e tecnológicos nos tribunais e órgãos de investigação, bem como a redução dos custos judiciais para garantir maior equidade no acesso à Justiça. O partido defende ainda o agravamento das penas para crimes graves, como a corrupção e a violência doméstica, além da inclusão de educadores sociais e apoio psicossocial a reclusos, promovendo a sua reintegração. A modernização e reabilitação de tribunais e repartições públicas também faz parte das prioridades.
No que respeita à Segurança Pública, o RIR propõe o aumento do efetivo policial, bem como a valorização profissional dos agentes, através da revisão dos salários e subsídios.