João Abreu, cabeça de lista e Carolina Martins, candidata nº 3 do ADN Madeira, alertam para o envelhecimento da população e a emigração dos jovens qualificados.
Carolina Martins destaca que a emigração dos jovens em busca de melhores oportunidades no estrangeiro contribui para a diminuição da população ativa e agrava o envelhecimento demográfico. Para enfrentar estes desafios, é essencial implementar políticas eficazes que incentivem a natalidade, apoiem as famílias e criem oportunidades de emprego bem remuneradas para os jovens Portugueses.
João Abreu e Carolina Martins criticam as soluções apresentadas pelos governos ao longo das últimas décadas, considerando-as desesperadas, ineficientes e irresponsáveis. E apontam que a importação de imigrantes em condições precárias resulta na exploração desses trabalhadores ou na sua dependência dos direitos sociais sem contribuir para a economia quando estão em situação de ilegalidade.
Deste modo, o ADN propõe um reforço nos incentivos à natalidade, incluindo o aumento do tempo das licenças de maternidade e paternidade para, no mínimo 18 meses, entre outras medidas.