RIR defende rede de residências e subsídio de alojamento para estudantes deslocados

O partido Reagir, Incluir, Reciclar (RIR) enunciou, através de uma nota enviada às redações, uma série de propostas em prol dos estudantes deslocados, nomeadamente no que diz respeito ao acesso a habitação fora das suas regiões de origem.

“Cientes das dificuldades enfrentadas pelos estudantes deslocados, o RIR propõe um conjunto de medidas concretas para garantir condições justas e adequadas de alojamento”, adianta o partido, que defende a criação de uma Rede Nacional de Residências Universitárias Públicas, “com vagas suficientes para cobrir as necessidades dos estudantes das regiões autónomas em todo o território nacional” e a criação de um Subsídio de Alojamento para Estudantes Deslocados, “com critérios justos que considerem a condição socioeconómica e a distância entre o local de residência e o estabelecimento de ensino”.

Além disso, o RIR defende ainda a requalificação de edifícios públicos devolutos para serem convertidos em residências estudantis, com parcerias entre o Estado, universidades e municípios, e também o Apoio à Oferta Privada Acessível, “incentivando proprietários a arrendar quartos ou habitações a preços controlados, com incentivos fiscais”.

Outra medida é ainda a criação de um Portal Nacional da Habitação Estudantil, “que centralize a oferta de alojamento, com critérios de qualidade, segurança e acessibilidade”.

“Acreditamos que investir na habitação estudantil é garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior. Com estas propostas, o RIR pretende promover o bem-estar académico, aliviar a pressão no mercado imobiliário e contribuir para o desenvolvimento regional e nacional”, adianta o partido em comunicado.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *