Rede elétrica isolada ‘salva’ Madeira de apagão

A Autoridade Nacional de Comunicações está a acompanhar a falha elétrica que está a afetar Portugal e Espanha e, no caso concreto da Madeira, de acordo com Nelson Melim, da delegação regional da ANACOM, a Região não foi atingida porque “temos uma rede elétrica isolada”.

Mas, efetivamente, será sentido algum impacto na Madeira ao nível remoto, atendendo a que muitos servidores de sites, serviços e aplicações estão alojados no continente, conforme alerto o responsável em declarações ao JM.

“O que estará a acontecer neste momento é que alguns sites, sistemas e aplicações que as pessoas estão habituadas a utilizar podem estar a sentir algum problema de funcionamento”, por causa da falha elétrica. Quanto às redes móveis, estarão a funcionar dentro da normalidade, com um corte ou outro.

“À partida, aqui na Região, as coisas estão a funcionar normalmente, ao nível das redes móveis, sentimos alguns problemas, porque nem todas as estações têm sistema de energia de reserva”, para além de um normal aumento de telefonemas nesta altura.

A concluir, o engenheiro Nelson Melim sublinhou que, na Madeira, a mensagem a transmitir é de “tranquilidade” e de noção de que não conseguir aceder a um determinado site é normal, com o que se está a passar no continente.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *