Decorreu esta terça-feira, no Museu de Arte Sacra do Funchal, a tomada de Posse dos novos órgãos estatutários da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros Técnicos, que contou com a presença da Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal.
Na sua alocução, a presidente do parlamento madeirense começou por felicitar os novos órgãos empossados, na pessoa de Débora Santos, nova presidente do Conselho Diretivo da Seção Regional, desejando um mandato profícuo na consolidação e fortalecimento do papel da Ordem dos Engenheiros Técnicos na Região. Rubina Leal estendeu depois as felicitações ao bastonário da Ordem recentemente eleito, José Manuel Sousa.
A presidente da Assembleia Legislativa destacou o facto de que as ordens profissionais têm no País “um papel eminente no acesso, na representação e na regulamentação de uma determinada atividade laboral”, referindo ainda o papel pedagógico, de “divulgação do trabalho que cada ramo de atividade executa e como contribuiu para o bem-estar coletivo e desenvolvimento do País, em geral, e da Região, em particular, é de assinalar”.
Neste particular, Rubina Leal enalteceu o contributo da engenharia no progresso que vivido desde 1974 na Madeira, com o advento da autonomia, enumerando diversos exemplos de infraestruturas que foram edificadas sempre com as engenheiras e engenheiros na linha da frente.
A terminar, a presidente asseverou que o parlamento madeirense encara cada Ordem profissional como um parceiro e interlocutor privilegiado do legislador.
“As ordens não são organizações abstratas, entidades longínquas dos seus associados. São, isso sim, elos fundamentais de ligação entre os profissionais, a sociedade, o poder político”, rematou.