A Universidade Sénior do Funchal assinalou hoje o seu 17.º aniversário. Na celebração esteve presente a vereadora Helena Leal, que tutela, entre outros pelouros, a Educação e Cidadania, bem como a Saúde e Políticas de Longevidade.
Em comunicado, a Câmara Municipal do Funchal lembra que adquiriu 14 novos portáteis para a Universidade Sénior do Funchal, e destaca que, no âmbito do Orçamento Participativo do Funchal, esta instituição passou a contar com uma ‘Cozinha Móvel’ que permite a realização de showcookings com ementas elaboradas a partir do programa de alimentação saudável prevista na SEMEAR – Estratégia Alimentar do Funchal.
A USF foi a primeira deste tipo de entidades, na Região, tendo nascido em parceira com a UMa, tendo também o obejctivo de permitir às pessoas em idade de reforma ou pré-reforma (+50 anos) o acesso à aprendizagem, permitindo a aquisição de mais conhecimentos.
Neste ano lectivo, a USF ministra 21 disciplinas e é frequentada por 122 pessoas, sendo 101 do sexo feminino e 21 do masculino, com uma média de idades dos 65 anos. Também é membro activo da Rede de Universidades da Terceira Idades (RUTIS), tendo ainda, desde 2011, um coro.