Na próxima quarta-feira, 23 de abril, às 18h00, será apresentado no auditório do Museu de Eletricidade – Casa da Luz o livro 0Flores do Nosso Jardim’, da autoria de Raimundo Quintal, com a chancela da Editora Letras Lavadas.
O livro conta com um prefácio de Viriato Soromenho-Marques, que sublinha a importância desta criação como um verdadeiro manifesto da capacidade de Maria do Céu Viana Brazão e Raimundo Quintal em transformar, ao longo de doze anos, um espaço de apenas 1.000 m² numa autêntica réplica do Jardim do Éden. Segundo o prefaciador, a obra desperta nos leitores “o poder e o dever de agir, como membros de uma comunidade de interdependência e cooperação”.
A edição é ilustrada com fotografias de 222 flores de árvores, arbustos, trepadeiras e herbáceas do jardim, selecionadas pelo autor como forma de homenagem à memória de Maria do Céu — presença inspiradora e companheira nesta jornada de amor pela natureza.
Inclui ainda um texto de Maria Eugénia de Albergaria Moreira, que partilha a sua experiência pessoal no premiado Jardim, descrevendo-a como “um momento único de comunhão com a natureza — um privilégio que lhe deixou uma doce nostalgia”.
Ao longo de cerca de 280 páginas, Raimundo Quintal narra o início desta aventura em 2012 até à sua concretização em 2024, dando origem a um espaço singular: o Jardim do Tojal, situado na Baía do Faial, no nordeste da ilha da Madeira.
“Uma obra inspiradora, que mostra como o poder do amor pode superar e curar a dor”, lê-se, em comunicado.