A Rússia afirmou hoje ter recapturado a penúltima cidade ainda sob controlo militar ucraniano na região russa de Kursk, completando quase por completo a reconquista deste território, que tinha sido alvo de uma ofensiva no verão de 2024.
“Durante operações ofensivas, unidades do Grupo de Forças do Norte libertaram a aldeia de Oleshnia, na região de Kursk”, anunciou o Ministério da Defesa russo na rede social Telegram.
A Associated Press ressalvou que não conseguiu verificar a alegação e não obteve resposta por parte das autoridades ucranianas.
Com a tomada desta pequena aldeia fronteiriça, resta apenas uma outra, a de Gornal, ainda sob controlo ucraniano na região de Kursk.
As tropas ucranianas lançaram uma ofensiva na região fronteiriça em agosto de 2024, apanhando as tropas russas de surpresa e capturando mais de mil quilómetros quadrados.
Os soldados russos recapturaram grandes áreas da região em março, expulsando os ucranianos da pequena cidade de Sudja, a sua principal base de operações na zona.
As tropas russas estão agora na fronteira e prestes a ameaçar a região ucraniana de Sumi, relativamente próxima da região de Kursk, onde já fizeram incursões nas últimas semanas.
Segundo avança a AFP, um ataque de drone ucraniano a um carro na região de Kursk matou uma mulher e feriu um homem e uma criança, informou o governador regional Alexander Khinstein no Telegram.