Os ETF de criptomoedas são um instrumento financeiro que lhe dá exposição a cripto através da compra de uma ação normal de corretora. Basicamente constituem-se como fundos (também chamados de Exchange-Traded Fund) e são geridos por grandes firmas de gestão financeira e outros fundos de investimento.
Com vantagens do ponto de vista da regulação e segurança, ter exposição a um ETF Ethereum ou Bitcoin pode ser uma das melhores soluções para quem procura maior segurança, mas acredita na indústria da cripto. Exploramos o seu potencial em maior detalhe neste artigo.
O que é ETF de criptomoedas?
Existem grandes hedge funds e firmas de investimento com ETF Bitcoin e ETF Ethereum. Destacam-se em particular a BlackRock (com o símbolo $IBIT), Fidelity ($FBT) e a Ark Invest ($ARKB).
Ora, estas grandes empresas de capital financeiro estão cotadas em bolsa e permitem aceder a ações de criptomoedas sob a forma de ETFs em qualquer corretora regulada (sem precisar de comprar numa Exchange ou de ter uma carteira de criptomoedas).
Próxima ETF de cripto e criptomoedas promissoras
Há uma desvantagem dos ETFs quando pensamos no mercado cripto. É que estes produtos são algo conservadores e por isso raramente encontrará ETFs de outras criptos, além de BTC e ETH.
Para quem não se importa de arriscar um pouco mais e deter criptomoedas diretamente numa Exchange, algumas alternativas aos ETFs que vale a pena considerar:
Porquê investir em projetos de criptomoedas em pré-venda?
Em alternativa aos ETFs, os projetos mais promissores de criptomoedas em pré-venda são os que oferecem melhores promessas de crescimento acelerado. E ainda que o risco desses investimentos seja também muito maior.
Falamos-lhe dos principais projetos de criptomoedas em pré-venda de Solaxy, Mind of Pepe e SUBBD para avaliar as vantagens.
Solaxy é a melhor criptomoeda de Solana do momento
Solaxy é neste momento um dos mais fortes candidatos a beneficiar da futura bull run de Solana. Esta rede, que é vista como a futura substituta de Ethereum, permite escalar o desenvolvimento de dApps, aspetos de interoperabilidade e garante transações mais rápidas e gratuitas, tudo isso com recurso a Solaxy que é um dos tokens do setor DeFi mais surpreendentes.
Além de beneficiar de preços muito baixos por token por se encontrar em pré-venda, a Solaxy oferece recompensas de staking de 4.377%, o que está a causar uma autêntica corrida a este token.
Mind of Pepe traz a IA para as memecoins
Este é o primeiro projeto de meme coins a incorporar um agente IA capaz de interagir com linguagem natural, e de forma autónoma, nas redes sociais. As vantagens deste token são notáveis, já que além de ter uma comunidade de apoiantes cada vez maior, também oferece um caso de utilização único com o seu agente pessoal autónomo de IA.
De igual modo, o token $MIND também está em pré-venda e pode ser adquirido com prémios de staking de 308%. Este é mais um atrativo para adquirir Mind of Pepe em fase de pré-venda.
>>> Conheça o Mind of Pepe aqui
SUBBD permite criar a sua modelo virtual para indústria de adultos
Orutra grande novidade no setor cripto é a SUBBD, que permite criar uma modelo IA totalmente realista, personalizável e interativa, que é monetizável numa plataforma ao estilo do OnlyFans. Você controla inteiramente essa modelo, que poderá interagir com utilizadores da plataforma como se estivesse no OF ou noutra rede de conteúdos para adultos.
Os tokens de $SUBBD podem ser adquiridos em pré-venda, e dão acesso às campanhas regulares de airdrop e aos prémios de staking de 20%.
-> Leia também: Como comprar o token SUBBD.
Principais ETFs e como investir
Os principais ETFs do momento (os que têm maior volume de negociações) são os seguintes:
1. iShares Bitcoin Trust – $IBIT, da BlackRock
2. Fidelity Wise Origin Bitcoin Fund – $FBTC, da Fidelity
3. ARK 21Shares Bitcoin ETF – $ARKB, da Ark Invest
4. Grayscale Bitcoin Trust – $GBTC, da Grayscale
5. Bitwise Bitcoin ETF – $BITB, da Bitwise
É fácil investir nestes produtos, bastando para isso: aceder a uma corretora regulada da sua preferência (por exemplo, DeGiro ou Interactive Brokers), inscrever-se e passar pelo processo KYC, depositar fundos em conta e procurar um dos ETFs mencionados para comprar.
· Spot Crypto ETF: estes são ETFs que detêm criptomoedas em portfólio, comprando cripto e fazendo a sua gestão em nome dos investidores neste ETF.
· Crypto ETFs de Futuros: estes fundos não detêm criptomoedas, ao invés disso compram contratos de futuro de criptomoedas, acrescentanto um elemento de risco que o Spot Crypto não tem, mas dando maior potencial de crescimento no curto prazo.
· Os ETFs são regulados, e não precisa de fazer a gestão por si mesmo da compra de criptomoedas.
· É mais conveniente, porque podem ser comprados em qualquer corretora regulada e segura.
· Permitem diversificação num só produto de ETF.
– Dá benefícios fiscais na declaração de IRS.
Já sabe como investir em ETF de criptomoedas e viu que é fácil. Mais quais são os prós e contras mais importantes a considerar? Dizemos-lhe de seguida…
Prós
· Instrumentos regulados e seguros
· Geridos pelo fundo e não pelos investidores
· Exposição a criptomoedas com menor risco
Contras
· Menor crescimento expectável do que detendo criptomoedas de forma nativa
· Menor diversidade de produtos cripto disponíveis
· Sujeito ao pagamento de impostos sobre mais-valias, que com cripto estaria isento (desde que os mantenha sem vender durante um ano)
A indústria financeira continua dinâmica e a reinventar-se. Por isso, não é de estranhar que cada vez surjam mais ETFs de criptomoedas, e não se cinjam só a Bitcoin e Ethereum.
Em particular, podemos esperar nos próximos tempos:
· ETFs de Solana
· ETFs de XRP
· ETFs de Cardano
É claro que estes ETFs só serão possíveis continuada adesão ao mainstream das criptomoedas. Contudo, com o reforço da procura das melhores criptomoedas para investir até à bull run, é expectável que esses novos ETFs venham a ver a luz do dia.