José Manuel Rodrigues, presidente do CDS/PP-Madeira, defendeu hoje um apoio extraordinário aos pescadores e armadores de atum.
O candidato afirmou que é “absolutamente necessário que o Estado português negoceie com a União Europeia a troca da quota do voador por quota de atum patudo, por forma a que os nossos homens do mar possam continuar a safra”.
O líder do CDS diz que “há barcos grandes que estiveram apenas 20 dias no mar e aquilo que pescaram não dá para o combustível. A situação é dramática e merece medidas excecionais de apoio a pescadores e armadores”, reconhece o centrista.
Para José Manuel Rodrigues, “temos que lutar, junto da União Europeia, por uma maior quota de atum, uma vez que a atual (2.243 toneladas) distribuída por todos os barcos da Madeira e dos Açores, não dá para o rendimento de todos”.
“A Comissão Europeia tem que perceber, de uma vez por todas, as realidades das regiões Ultraperiféricas e o tipo de pesca que é praticado nos nossos arquipélagos, uma pesca sustentável e que é essencial à vivência de muitas famílias”, rematou.