Pelo menos dois mortos e um desaparecido após desabamento de mina de carvão na Polónia

Pelo menos dois mineiros morreram, um está desaparecido e 12 ficaram hoje feridos num desabamento na mina de carvão Myslowice-Wesola, no sul da Polónia, segundo os responsáveis da empresa proprietária.

O incidente aconteceu por volta das 03:30, no horário local (02:30 em Lisboa), a cerca de 870 metros de profundidade, numa área onde 15 mineiros trabalhavam, disse Rajmund Horst, vice-diretor da empresa que administra a mina.

Horst declarou que dois dos mineiros localizados pelas equipas de resgate e trazidos à superfície foram declarados mortos, enquanto um outro foi levado para o hospital.

Anteriormente, onze mineiros já tinham sido resgatados com vários ferimentos e nove destes permaneciam hospitalizados, segundo o responsável da empresa.

As seis equipes de resgate que trabalham no local ainda procuram o mineiro desaparecido.

O acidente aconteceu num área especialmente exposta a colapsos ou explosões de gás metano, que está presente na rocha em muitas minas de carvão polacas.

É o segundo desmoronamento na mina Myslowice-Wesola este ano, depois do ocorrido em 17 de abril, que matou um mineiro.

Dois outros trabalhadores de minas de carvão morreram em acidentes dentro de outras minas na Polónia este ano, enquanto em 2023, 15 mineiros morreram em acidentes de trabalho.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *