A presidente da Câmara Municipal do Funchal destacou, ontem, a evolução do trabalho efetuado pelo projeto eGamesLab, que está a ser desenvolvido no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF), espaço este dedicado a 80% da cultura e os restantes 20% de investigação e desenvolvimento.
Cristina falava durante o encerramento do Mesclarte – Cimeira Atlântica das Indústrias Criativas, que decorreu na Assembleia Legislativa da Madeira, numa iniciativa organizada pela Associação de Indústrias Criativas.
A este propósito, conforme sinaliza uma nota enviada à redação, a autarca sublinhou que no âmbito do consócio deste projeto, financiado pelo PRR no valor de 49 milhões de euros, foram contratados 27 investigadores que estão em fase de licenciatura, mestrado ou doutoramento e até pós-doutorados de diversos países, estando a tempo inteiro a fazer investigação em diversas áreas.
Mais realçou que o projeto serviu já para fazer diversos papers de investigação, tendo sido publicados 18.
Por outro lado, a edil realçou que estão envolvidos 176 postos trabalhos qualificados e mais 108 novos postos de trabalho criados. “Nós queremos dar condições ao Funchal para liderar um sector que é de futuro e transversal e que se consiga acomodar a tecnologia com a arte e a arte como profissão”, assegurou.
Cristina Pedra destacou ainda que a cultura tem sido também uma área em que a autarquia do Funchal tem vindo a fazer uma grande aposta, valorizando o trabalho dos artistas e ajudando a consolidar a sua atividade artística.