A produção regional de Papaia tem vindo a subir ao longo dos anos sobretudo em valor atingindo em 2024, segundo dados provisoÌrios 500 mil euros.
NuÌmero dado a conhecer pelo diretor regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marco Caldeira numa visita a uma exploração de papaia no siÌtio da Ribeira Funda.
A cultura da papaia ocupava em 2024 uma aÌrea de 6 hectares, com a produção a atingir as 189 toneladas, valores que manteÌ‚m uma certa regularidade ao longo dos anos. Destaque igualmente para o maÌximo histoÌrico de 2,64/kg (media) pago ao produtor.
Segundo fez saber o responsaÌvel, para a o sucesso dae vaÌrias explorações agriÌcolas, tem sido determinante o apoio teÌcnico continuado e gratuito a todos os agricultores da Madeira e do Porto Santo, bem como o contributo do MicroLab na produção de variedades ananicantes, um laboratoÌrio sob a responsabilidade da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, cuja missão principal eÌ incentivar a agricultura mediante a propagação in vitro de espeÌcies vegetais isentas de pragas e/ou doenças e que sejam de manifesto interesse regional. O objetivo passa por criar uma maior diversificação, mas tambeÌm do rendimento do agricultor.