Madeira tem 134,1 mil pessoas inseridas no mercado de trabalho

Madeira tem 134,1 mil pessoas inseridas no mercado de trabalho. São dados da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) que mostram um aumento de 5,9% em termos homólogos (+7,5 mil pessoas) e 3,6% em relação ao trimestre precedente (+4,7 mil pessoas).

“É um novo máximo histórico na Região que acompanha assim os mais recentes indicadores publicados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e que colocam a Madeira no topo do pódio como a região com a menor taxa de desemprego do país (6.1%)”, destaca a Secretaria Regional de Inclusão e Juventude, num comunicado enviado à redação.

Feitas as contas, face ao trimestre anterior, a região baixa 0.1 pontos percentuais fixando a taxa nos 6.1%. Face ao período homólogo (1.º trimestre de 2023), regista-se, igualmente, uma diminuição da taxa de desemprego. Desta feita, a diminuição é mais acentuada, com um registo de – 0.3%.

A nível nacional, a taxa de desemprego aumentou de 6,6% no 4º trimestre de 2023, para os atuais 6,8%.

“Prioridade à concretização de medidas de apoio ao emprego”, destaca Ana Sousa

“São dados animadores publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística. Uma vez mais, a Madeira volta a apresentar a taxa de desemprego mais baixa do país. Temos a economia a funcionar em pleno, em grande medida, pela resposta coletiva de manutenção e criação de novo emprego. Os números publicados hoje, relevam uma trajetória positiva e de crescimento contínuo”, refere a secretária regional com a tutela do Emprego, Ana Sousa.

Embora os dados sejam positivos, Ana Sousa faz questão de reiterar que o trabalho do Governo Regional no que toca ao combate ao desemprego não se esgota com estes indicadores.

“Da parte do Governo Regional, continuaremos a dar prioridade à concretização de medidas de apoio ao emprego e às empresas, medidas essas que têm contribuído para esta contínua e significativa redução do desemprego e que nos permitem, com os indicadores revelados hoje pelo INE, afirmar que a Madeira é a região com a taxa de desemprego mais baixa do país”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *