IFCN aposta na capacitação para projeto associado à Fitossanidade

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, tem em curso o projeto ‘Fitossanidade Florestal na RAM (FITOFLORAM) – Deteção precoce, prevenção, controlo e capacitação de equipa de intervenção’.

“O objetivo passa por capacitar o Instituto a melhor concretizar as suas ações de deteção, prospeção, monitorização e controlo de Agentes Bióticos Nocivos (ABN), com o principal foco no coberto vegetal arbóreo da Região e cujo finalidade é contribuir para a defesa e estabilidade da floresta e a sua resiliência aos ABN”, conforme pode ler-se em comunicado de imprensa.

Conforme esclarece a mesma nota, no âmbito desta iniciativa já foram adquiridos diversos materiais e equipamentos, dos quais se destacam a aquisição de uma viatura pick-up 4×4, para apoio à implementação das ações previstas e a aquisição de 300 armadilhas e 1500 atrativos, que se destinam à deteção precoce de organismos prejudiciais à nossa floresta. Posteriormente, serão adquiridos mais 1500 atrativos.

Refira-se que este projeto tem o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira (PRODERAM 2020), com uma taxa de apoio a 100%, que correspondente a uma comparticipação de 163.357 euros.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *