“A Madeira é uma ótima porta de entrada para o mercado não só europeu como internacional”

Artista visual e empresária brasileira apresentou hoje a sua coleção “estampas autorais” no IVBAM. Isadora Maia quer estabelecer parcerias na Madeira para expandir sua marca.

A artista visual e empresária brasileira Isadora Maia apresentou hoje, no Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), a sua coleção exclusiva de estampas autorais, inspirada na Bahia, no Brasil. Durante o evento, manifestou o desejo de estabelecer parcerias com entidades regionais para expandir a sua marca na Europa e revelou planos para lançar uma coleção inspirada na Madeira.

Pela primeira vez em solo regional, a brasileira destacou o potencial da Região como um ponto estratégico para a internacionalização do seu negócio, mencionando os incentivos fiscais como um atrativo fundamental.

“A minha ideia é, através da Madeira, entrar para o mercado europeu, porque a ilha tem um incentivo fiscal muito importante (…) acho que a Madeira é uma ótima porta de entrada para o mercado não só europeu como internacional”, afirmou aos jornalistas.

Natural de Brasília, Isadora Maia, que conta com 10 anos de carreira e cinco da sua marca de kimonos ‘meukimô’, pretende trazer um pouco do Brasil para a Madeira e vice-versa. Para isso, promete regressar em breve para cumprir essa meta.

Fazer coleção inspirada na Madeira

Até porque, apesar de estar na Madeira pela primeira vez, a artista mostrou-se interessada em absorver elementos da cultura local para lançar uma futura coleção inspirada na ilha. “A minha ideia de vir para a Madeira é para conhecer a cultura e conseguir fazer uma troca e, posteriormente, fazer uma coleção inspirada na Madeira, na ilha, na vegetação, na cultura, nos costumes e no bordado Madeira”, revelou.

A coleção apresentada no IVBAM destaca-se pela combinação de cores e formas distintas, refletindo um trabalho artesanal minucioso. Cada estampa é produzida em edição limitada, com apenas duas peças por modelo. As peças são feitas em viscose 100%, tecido escolhido pela sua leveza e conforto.

Artista realiza workshop amanhã

Além da apresentação da coleção, Isadora Maia irá ministrar amanhã um workshop na Universidade da Madeira, onde partilhará a sua experiência sobre a transformação de pesquisas artísticas em produtos de mercado. A sua trajetória inclui uma formação em moda em São Paulo e uma pós-graduação em arte contemporânea, tendo atualmente Salvador, na Bahia, como principal fonte de inspiração.

Na ocasião, Ana Filipa Ferreira, diretora da Invest Madeira, destacou que a vinda de Isadora Maia resultou de uma missão da Invest Madeira a Brasília em 2023.

“Tivemos uma boa aceitação do Governo, dos empresários de Brasília e das entidades público-privadas e então perceberam que a Madeira era uma porta de entrada para a europa. Tem ótimos benefícios fiscais, através da nossa Zona Franca, e esta artista visual, Isadora Maia, quer entrar na Europa e ela queria fazer da Madeira a porta de entrada dos trabalhos dela e então ela veio expor os produtos dela porque são cores quentes, coordenados que têm muito a ver com a Madeira”, explicou.

Parceria com a Bordal

A responsável acrescentou ainda que a brasileira deverá estebelecer uma parceria no futuro com a Bordal – Bordados da Madeira, incorporando nos seus tecidos motivos emblemáticos da marca regional.

“Acreditamos que é a primeira de muitas. Estamos sempre de braços abertos para receber investidores seja de qualquer parte do mundo, mas sendo brasil, que fala a mesma língua que nós, achamos que é mais fácil e mais acolhedor”, rematou.

A apresentação contou com a presença de várias caras conhecidas da sociedade madeirense, entre as quais a designer madeirense Nini Silva Andrade; Sancho Gomes, diretor regional das Comunidades: Ana Bracamonte, vereadora da Câmara Municipal do Funchal, entre outras personalidades.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *