“A Natalidade tem vindo a baixar, de forma acentuada, na Madeira e já estamos a sofrer as consequências do inverno demográfico”, disse, hoje, José Manuel Rodrigues. O cabeça de lista da candidatura do CDS às eleições de 23 de março, afirma que a Madeira caminha para ser a região mais envelhecida do país dentro de poucas décadas. Neste momento, já temos apenas 100 jovens (dos 18 aos 34 anos) para 172 idosos (mais de 65).
Tendo em conta esta questão, defende que “precisamos de um Plano ambicioso de Apoio à Natalidade que passa por disponibilizar aos casais jovens outras condições de vida, nomeadamente melhores salários, conjugação de horários de emprego com necessidades familiares, trabalho a tempo parcial, redução de escalão do IRS em função do número de filhos, creches e jardins de infância gratuitos, acesso à habitação e apoio às famílias numerosas no pagamento dos serviços básicos, como a água e a eletricidade”.
“Ninguém deve abdicar de ter filhos por razões económicas e é dever do Estado, das Regiões e do Estado, tudo fazer para assegurar que os casais tenham todas as condições para constituir a família que desejarem”, considera.
O candidato destaca que “a renovação de gerações é um imperativo destes tempos, sob pena de pormos em causa o equilíbrio etário da nossa sociedade, a sustentabilidade de setores como a saúde e a segurança social e o nosso futuro coletivo”.