Escuteiros celebraram dia do fundador no Parque de Santa Catarina

Foram 950 escuteiros que estiveram no no Parque de Santa Catarina

Os escuteiros juntaram-se hoje no Parque de Santa Catarina para celebrar o Dia do Fundador, uma data que assinala o nascimento de Robert Baden-Powell, fundador do movimento escutista. O evento reuniu elementos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e da Associação de Guias de Portugal, que organizaram um conjunto de atividades para marcar a ocasião. Ao todo, estiveram mais de 900 escutas.

Helena Spínola, chefe regional do CNE, destacou a importância do evento, pois hoje (ontem) foi dia do legado que “Baden-Powell nos deixou enquanto fundador do Escutismo. Esta é uma oportunidade para reforçarmos os valores e princípios que guiam o nosso movimento”.

As celebrações decorreram em dois momentos distintos. Durante a manhã, cada associação promoveu atividades próprias para os seus elementos. Já na parte da tarde, todos os participantes se reuniram no Parque de Santa Catarina para desenvolver vários jogos e dinâmicas em conjunto.

Questionada sobre o interesse dos mais jovens em aderir ao movimento escutista, Helena Spínola afirmou que acredito que sim. “Muitos chegam até nós através dos pais, que reconhecem a importância do Escutismo na formação dos jovens. O nosso movimento continua a ser especial, ajudando as crianças a tornarem-se jovens ativos e participativos na sociedade. Ao longo do tempo, acabam por perceber os valores e as amizades que aqui se constroem, algo que dificilmente encontram noutros contextos”.

Para 2024, estão previstos vários eventos e atividades regionais, incluindo jogos de cidade e acampamentos, sempre alinhados com os patronos de cada secção. “Cada secção tem um patrono e ao longo do ano realizamos atividades alusivas a essas figuras. Estas iniciativas permitem fortalecer o espírito de equipa e reforçar os laços entre os escuteiros”, concluiu a chefe regional.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *