O III Madeira UnderWater Open Photografy & Video 2024 Champioship começa sábado, dia 11, no Porto Santo, com a novidade de em paralelo ser disputada a 1.ª Etapa da Taça de Portugal.
Esta prova é homologada pela CMAS (Confederação Mundial Atividades Subaquáticas) e ainda pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, com o apoio do Clube Naval do Porto Santo.
Aproximadamente 50 atletas, deslocam-se à ilha do Porto Santo e por lá ficarão durante nove dias, a disputar esta prova.
Dentro do Open, destacam-se as três nacionalidades dos participantes, onde é possível identificar antigos campeões do Mundo e da Europa, na área de fotografia e vídeos subaquático.
Ambas as provas desenrolam-se em quatro pontos de mergulho, Corveta Pereira D´Eça (naufrágio), Poio Pequeno, Pedra do Ginja e Pedra do Sol, sempre com a supervisão do Instituto de Floresta e Conservação da Natureza e da Capitania do Porto do Porto Santo, tendo ainda a presença do SANAS a garantir a segurança dos atletas. Assim, a diversidade e património subaquático da ilha do Porto Santo, volta a ganhar projeção internacional através do Open.
O evento conta com o apoio da Secretaria Regional de Economia, Mar e Pescas e ainda da Câmara Municipal do Porto Santo.
“Sendo o mergulho uma aposta para o turismo do Porto Santo, que conta já com dois naufrágios artificiais, este Open surge como uma ferramenta promocional desta atividade, estando já programados a difusão internacional de vários vídeos do Porto Santo e da sua praia, através desta competição, assim como de todo o património e fauna subaquática da ilha”, sublinha a organização em comunicado.
No dia 16 de Maio serão conhecidos os grandes vencedores do III Madeira UnderWater Open Photografy & Video 2024 Champioship, assim como da 1.ª Etapa da Taça de Portugal, cerimónia que irá decorrer na parte da manhã no auditório do centro cultural e de congressos do Porto Santo.