“A Jéssica não é apenas uma atleta de sucesso, é também uma fonte de inspiração para todos os que sonham em conquistar os seus próprios desafios”. Palavras tecidas, esta manhã, por Célia Pessegueiro, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, concelho de onde é natural a jovem patinadora que recentemente se sagrou campeã mundial júnior de patinagem de velocidade no gelo.
A autarca falava durante uma homenagem do Município da Ponta do Sol a Jéssica Rodrigues, numa cerimónia que contou com a presença de antigos treinadores da jovem, que acompanharam a atleta desde os seus primeiros passos no desporto no CTM Ponta do Sol, clube que representou durante 7 anos, mais precisamente entre 2010 e 2017.
Refira-se que, aos 18 anos, Jéssica Rodrigues alcançou um feito histórico para Portugal, tornando-se a primeira atleta nacional a conquistar um título mundial nos desportos de inverno. A vitória aconteceu no passado dia 9 de fevereiro de 2025 em Collalbo, Itália.
Célia Pessegueiro, presidente do Município da Ponta do Sol, realçou, na ocasião, o “enorme” orgulho de todo o concelho pela conquista da Jéssica. “O caminho da Jéssica é o exemplo claro de como o desporto, aliado à dedicação e à paixão, pode abrir portas e transformar vidas”, realçou, destacando ainda o “papel fundamental” do desporto na formação dos mais jovens, frisando os valores que são transmitidos, como a disciplina, a perseverança e o espírito de equipa. “O desporto é uma escola de vida, onde se aprende a lidar com desafios, a ser resiliente e a valorizar o esforço coletivo”.
A edil aproveitou o momento para enaltecer o trabalho realizado pelo CTM Ponta do Sol, relevando a importância do clube na formação de jovens atletas, que se tem traduzido em muitas conquistas nas diversas modalidades. “O CTM Ponta do Sol tem se afirmado, ao longo dos anos, como um clube de referência na Região em várias modalidades. O trabalho desenvolvido pelos dirigentes e treinadores e a dedicação de todos os envolvidos no clube são fundamentais para que tenhamos jovens como a Jéssica, que, com o seu talento e esforço, alcançam feitos como este que nos enchem de orgulho”, reforçou.
A presidente também destacou que, além de ser uma campeã mundial, a Jéssica tornou-se uma referência para os jovens do concelho da Ponta do Sol e não só, referindo mesmo que “hoje, ela é um exemplo a seguir para os mais jovens, mostrando-lhes que é possível alcançar grandes objetivos com empenho e paixão pelo que se faz. A Jéssica não é apenas uma atleta de sucesso, é também uma fonte de inspiração para todos os que sonham em conquistar os seus próprios desafios”.
A cerimónia culminou com a entrega de um voto de louvor e outras lembranças com gravação da data do título, como forma de reconhecimento do concelho pela sua conquista histórica.