O presidente do Conselho Europeu, António Costa, está a consultar os líderes dos 27 Estados-membros sobre a Ucrânia, não estando para já prevista a convocatória de qualquer cimeira extraordinária, foi hoje anunciado em Bruxelas.
“Não há planos para um Conselho Europeu extraordinário, para já”, adiantou hoje fonte europeia, salientando que Costa “lançou um processo sistemático de consultas aos líderes baseado em questões focadas em dois temas: o apoio da UE à Ucrânia e garantias de segurança” e que vai levar uns dias.
A decisão sobre os próximos passos será dada com base nestas consultas, referiu a mesma fonte, sustentando que não estando excluída, um encontro dos líderes dos 27 seria para dar resultados.
Desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, a UE tem avançado com pesadas sanções contra a Rússia, nomeadamente económicas ou diplomáticas, visando 2.400 pessoas e entidades, entre os quais o Presidente russo, Vladimir Putin e o ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Sergey Lavrov.
Entretanto, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou negociações com Putin, e o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, convocou uma segunda reunião por vídeoconferência com alguns líderes, sobre a Ucrânia.