Aluno da Escola da APEL qualifica-se para as Olimpíadas Ibero-Americanas de Informática

Nuno Faria, aluno do 2.º ano do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, da Escola da APEL, qualificou-se para as Olimpíadas Ibero-Americanas de Informática, após conseguir um 5.º lugar nas Olimpíadas Nacionais.

De acordo com uma nota divulgada pela escola, o aluno estava qualificado para a final das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI’2024), figurando nos 31 finalistas que disputaram a final nacional, e que se realizou ontem, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Foi o único representante da Região Autónoma da Madeira.

“Apurados os resultados o aluno obteve um fantástico 5º lugar o que o apura automaticamente para as Olimpíadas Ibero-Americanas”, adianta a APEL.

As Olimpíadas Nacionais de Informática, são um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Universidade de Princeton, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Trata-se de uma iniciativa de alta competição em TIC, que serve para fomentar o gosto dos jovens por esta área, que conta com os altos patrocínios da Presidência da República Portuguesa e do Ministério da Educação, e com o patrocínio da Ciência Viva e da Fundação Calouste Gulbenkian. Como resultado destas competições os melhores alunos irão integrar a delegação portuguesa que disputará as Olimpíadas Internacionais da Informática, no Egipto.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *