BE denuncia “muitos problemas associados à habitação” no Bairro da Ajuda

O Bloco de Esquerda visitou o Bairro da Ajuda, no âmbito de uma ação de campanha para as eleições regionais do próximo dia 23 de março. Segundo uma nota do partido, a auscultação de vários moradores permitiu tomar conhecimento de uma realidade que “padece de muitos problemas associados à habitação”.

“Este bairro, situado na Ajuda, numa encosta sobranceira à zona turística, quase que passa despercebido aos transeuntes locais e estrangeiros. Somos logo confrontados com a dificuldade nos acessos às habitações que são constituídos por um labirinto inclinado de escadarias. As rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida são quase inexistentes, a falta de manutenção dos pequenos espaços livres, dos muros e paredes do casario, torna evidente uma progressiva degradação e abandono naquela localidade. Há casas com grandes adufas de esgoto dentro das próprias habitações; há deficiência energética, fruto da própria construção”, pode ler-se no comunicado divulgado às redações.

O BE acrescenta que “no bairro está instalada uma secção da empresa Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), que não é nada interventiva junto dos problemas que lá existem e são visíveis, fazendo-se aparecer apenas para aumentar o valor das rendas”.

O partido aponta também que “há uma gritante falta de incentivo a atividades sociais, culturais e desportivas que fomentariam o desenvolvimento da população em comunidade” e que “o estacionamento automóvel na zona é também um problema porque não há suficientes para os moradores”.

“O Bloco de Esquerda entende que é possível e necessário intervir neste, vem como noutros bairros de habitação pública, que está necessitado de manutenção, reparação e revitalização. Os bairros de habitação pública foram abandonados pelo Governo Regional, que só aparece por altura de eleições e faz muitas promessas”, pode ler-se ainda.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *