A Banda Municipal do Funchal – Artistas Funchalenses celebra amanhã, dia 18 de fevereiro, 175 anos de vida.
“História transmitida através da dedicação dos nossos antepassados e pela qual somos hoje responsáveis por assegurar a sua transmissão às gerações futuras. Queremos manifestar o nosso agradecimento a todos os executantes, músicos, sócios e parceiros, pois são os pilares desta instituição”, dá conta a presidente da direção, Ana Baptista.
O aniversário será celebrado esta terça-feira, logo pelas 8h00, com a cerimónia do hastear da bandeira, momento que será acompanhado musicalmente com o ‘Hino da Banda’ e ‘Marcha do 175.º Aniversário’.
No entanto a festa prolonga-se no próximo sábado, 22 de fevereiro, a partir das 15h45 com desfile até ao Jardim Municipal do Funchal, onder será inaugurada uma escultura alusiva ao 175.º aniversário.
O momento será procedido de uma missa na Sé, às 18h00, e de jantar comemorativo, pelas 19h45.
De resto, para 2025, a Banda Municipal do Funchal – Artistas Funchalenses, dará continuidade à sua atividade através da realização de concertos e atividades de caráter associativo estando para já previsto o seguinte:
– 27 de abril, no Teatro Municipal Baltazar Dias – Concerto Comemorativo do 175.º Aniversário, Tributo a Ennio Morricone, que contará com a participação do Coro de Câmara da Madeira e Solistas;
– Ciclo de Masterclasses a decorrer entre os meses de abril a julho;
– 07 de junho, passeio de catamarã;
– entre julho e agosto, Oficina Musical “Filarmónicos de Gema”, que visa a divulgação da escola de música;
– em data a agendar, Noite de Bingo Solidário;
– Edição de um livro comemorativo do 175º Aniversário.