‘Perdidos e Achados’: Relíquias de alfarrabistas à venda na Livraria Esperança (com fotos)

A livraria mais antiga da Madeira abriu, em dezembro, o único espaço físico da Região onde encontra livros de alfarrabistas.

É certo e sabido que na Rua dos Ferreiros, no Funchal, encontra a livraria mais antiga da Madeira, a qual soma já mais de um século de existência. Mas sabia que inserido neste espaço, inundado de memórias, onde o agradável aroma a papel emerge de milhares e milhares de páginas, descobre a única loja física de livros de alfarrabistas da Região?

Aproximadamente uma centena de obras compõem a coleção que abriu em dezembro, onde os preços vão desde os 70 cêntimos aos 950 euros. “Temos aqui algumas edições que já não existem em lado nenhum”, deu-nos conta a proprietária Cátia Câmara, numa entrevista feita sentadas a uma mesa repleta de títulos empilhados, num sinal das remodelações que se avizinham.

Edições “raríssimas”, de autores como Horácio Bento Gouveia, do ‘Elucidário Madeirense’ e (o mais caro de todos) do livro ‘Oito Séculos de História de Lisboa’, roubam as atenções dos amantes da literatura e certamente irão fascinar quem por ali passar e tiver o prazer de os folhear e quiçá adquirir.

Leia mais na rubrica ‘Perdidos e Achados’ da edição impressa de hoje.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *