“Com um Governo Regional do Partido Socialista, haverá um aumento de 25 cêntimos pago aos produtores por cada quilo de banana”.
A garantia foi deixada, esta manhã, por Paulo Cafôfo, aquando de uma visita ao Centro de Processamento de Banana, da GESBA, em São Martinho. Na ocasião, o presidente do PS-Madeira deu conta de que os agricultores da Madeira são os “que têm os rendimentos mais baixos do País” e que a banana é o fruto fresco regional “mais mal pago”, assumindo, por isso, o compromisso do partido de valorizar esta cultura e aumentar o rendimento dos bananicultores.
O candidato socialista a presidente do Governo Regional propõe o aumento de 25 cêntimos por cada quilo de banana em todas as categorias, calculando que esta medida terá um custo de cinco milhões de euros.
Como adiantou, a “GESBA arrecada pela venda da banana anualmente cerca de 26 milhões de euros”, sendo que, destes, os produtores recebem apenas cerca de 12 milhões de euros.
“Acreditamos que é preciso fazer uma melhor redistribuição”, disse, acrescentando que este aumento de 25 cêntimos por quilo de banana será um valor justo para quem trabalha e para ajudar a manter esta produção.
Por outro lado, Paulo Cafôfo defende também a criação de um mecanismo de indemnização para cobrir prejuízos que não são cobertos pelo seguro coletivo, nomeadamente para prejuízos relacionados com a banana que não é colhida pela GESBA e que fica, como já aconteceu, nos terrenos a estragar-se.
O líder socialista entende ainda que os produtores devem ter a possibilidade de vender pequenas quantidades de banana diretamente ao consumidor, sem que, com isso, percam os apoios comunitários.
Trata-se, como reforçou, de um conjunto de medidas no sentido de aumentar o rendimento de quem, com tanta dedicação e empenho, garante a manutenção desta cultura que é uma marca da Região.