Pelo menos 45 pessoas foram detidas hoje no âmbito das manifestações em Paris por ocasião do Dia do Trabalhador, que reuniram 18 mil pessoas, segundo a polícia, e 50 mil, na contagem da Confederação Geral do Trabalho (CGT).
As marchas na capital parisiense fizeram pelo menos 12 feridos, entre polícias e gendarmes, depois de as forças de segurança terem lançado gás lacrimogéneo para dispersar a multidão, segundo o canal de televisão BFM.
Vários manifestantes atiraram pedras contra a polícia parisiense, enquanto foram registadas cenas de vandalismo, com danos em pelo menos duas montras e uma paragem de autocarro, embora o ambiente na Place de la Nation esteja entretanto mais calmo.
Segundo dados do Ministério do Interior, cerca de 121 mil pessoas saíram às ruas em toda a França, enquanto a CGT indicou que 210 mil manifestantes participaram nas marchas programadas em cidades como Lyon, Marselha ou Nice.
As manifestações do Dia do Trabalhador mostraram o descontentamento dos franceses não só com questões nacionais, como a polémica reforma das pensões, mas também com a situação na Faixa de Gaza ou a celebração dos Jogos Olímpicos de Paris, que terá início no mês de julho.