A Associação Ajuda a Alimentar Cães resgatou esta terça-feira um animal que se encontrava sob a tutela de uma idosa em condições “miseráveis”.
“Uma oportunidade, duas oportunidades, três oportunidades. Foram as suficientes para percebermos que a vida miserável do Pluto não ia mudar”, pode ler-se numa publicação.
Isto porque a associação dá conta de que foram três vezes até ao local com o objetivo de mudar as condições de higiene do animal, nomeadamente ao lavar o espaço, oferecer casota, ração, mantas, brinquedos, tosquias, entre outros cuidados.
No entanto, sempre que voltavam eram confrontados com um “cheiro insuportável” e “estava sempre tudo nojento”.
“Ficou doente e várias vezes pagamos a uma veterinária para ir à casa do tutor tratar do Pluto. Por ser uma pessoa idosa, tentamos sempre ajudar, mas quando percebemos que nada iria mudar e que o animal iria sofrer o resto da vida, decidimos resgatar”, acrescenta.
Agora, Pluto foi encaminhado para uma clínica, onde permanece após lhe ter sido detetado um nódulo na garganta. A associação deixa um apelo para as cirurgias, que perfazem uma despesa no valor de 483 euros.
“Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz mesmo a diferença no nosso trabalho, por isso pedimos que não fiquem indiferentes por favor”, lê-se.
O vídeo divulgado pela associação mostra o estado em que se encontrava o animal: