O madeirense Pedro Gomes, fundador e presidente da empresa WalletConnect, integra a lista elaborada pela revista Forbes relativa aos 30 empreendedores com menos de 30 anos da Europa na área da finança.
A lista, que foi dada a conhecer anteontem pela prestigiada revista internacional, reconhece o contributo da empresa na orientação e democratização global dos fluxos de dinheiro.
Através do WalletConnect, um software de código aberto, qualquer pessoa por ligar carteiras digitais entre si ou entre aplicações descentralizadas (dApps) e realizar transações em total segurança (em rede ponto a ponto).
No presente, este software permite uma interoperabilidade entre mais de 500 carteiras e mais de 3.000 aplicações entre mais 150 cadeias.
Para a inclusão nesta lista, o júri consultado pela Forbes teve ainda em conta os seguintes dados facultados pela empresa: mais de 4 milhões de utilizadores frequentam a WalletConnect mensalmente; e a empresa conseguiu angariar 25 milhões de dólares (cerca de 23 milhões de euros) de investidores, que incluem a Union Square Ventures (firma de capital de risco baseada em Nova Iorque) e a Shopify (empresa de comércio canadiana com sede em Ottawa).
Pedro Gomes, 29 anos, natural do Funchal, estudou em Inglaterra, onde viveu durante alguns anos. Atualmente reside a maior parte do tempo em Lisboa e Barcelona.
Em 2018, recebeu uma bolsa da Ethereum Foundation, uma organização sem fins lucrativos que apoia o ecossistema Ethereum, no qual foi criada a segunda maior blockchain em valor de mercado, logo atrás da Bitcoin.
A bolsa visou financiar a criação de um protocolo que permitisse a conexão entre todos os tipos de carteiras digitais com dApps, que se distinguem por não estarem sujeitas a quaisquer tipos de condicionalismos ou bloqueios e também por não dependerem de uma organização ou autoridade financeira central.