XXIV Grande Capítulo da Confraria Enogastronómica da Madeira reuniu cerca de 150 confrades

Cerca de 150 confrades, provenientes de cerca de meia centena de confrarias de vários países europeus, estiveram reunidos no XXIV Grande Capítulo da Confraria Enogastronómica da Madeira, no qual marcou ainda presença o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, para lhes dar as boas-vindas à Região.

Conforme informou uma nota enviada à redação, neste evento, José Manuel Rodrigues destacou o “papel importantíssimo” dos confrades na “divulgação da gastronomia, dos vinhos e da cultura de cada uma das regiões”.

Aliás, também confrade, o presidente do parlamento madeirense vincou que, “numa época de globalização, a cultura é um fator distintivo dos povos e a identidade de cada povo”, por isso pediu uma união de esforços de modo a valorizar, ainda mais, as riquezas gastronómicas, apontando, no caso da Madeira, a espetada e o peixe-espada-preto como dois exemplos da qualidade da gastronomia madeirense.

De assinalar que os 150 participantes vão ser recebidos esta tarde no hemiciclo regional, com a vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, a fazer as honras da casa.

O XXIV Grande Capítulo arrancou no passado dia 25 e decorre até ao 28 de abril.

Amanhã, no último dia, os confrades vão degustar um “panelo”, um almoço típico madeirense que será servido no Chão da Ribeira, no Seixal, concelho do Porto Moniz.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *