A Farmácia do Caniço foi a vencedora do Prémio Almofariz 2024, na categoria Intervenção na Comunidade, tornando-se a primeira farmácia madeirense a conquistar este prestigiado troféu do setor farmacêutico, informa o espaço, em nota de imprensa.
Os Prémios Almofariz são os galardões do sector farmacêutico organizados pela revista Farmácia Distribuição, tendo sido esta a sua 30ª edição. Prémios que, ao longo dos anos, têm reconhecido marcas, projetos e pessoas que tiveram e têm relevância a vários níveis, tanto no sector da indústria farmacêutica, como na distribuição farmacêutica, na farmácia comunitária e na farmácia hospitalar.
A “Missão Ilhafarma – a Sua Saúde, a nossa Missão”, projeto que engloba toda a intervenção comunitária da Farmácia do Caniço, Farmácia Portuguesa e Farmácia Nacional, foi assim distinguido na categoria Intervenção na Comunidade.
Bruno Olim, farmacêutico responsável pelo projeto afirma que: “Este prémio é uma recompensa pelo esforço de toda uma equipa que, ao longo de mais de uma década de atividades, deu o melhor de si, tendo como único propósito apoiar e informar a comunidade, promovendo o autocuidado e estilos de vida mais saudáveis. É também uma demonstração de que uma farmácia, com a estrutura adequada, é, pode e deve ser um ator valioso e imprescindível no sector da saúde, atendendo à sua proximidade e acessibilidade à população.”
Contabilizando apenas o período pós-pandemia, desde abril de 2022 até ao momento, ocorreram 108 intervenções em saúde que mobilizaram 5296 pessoas e foram ainda realizados 29 rastreios, abrangendo 1843 pessoas.
Carlos Freitas, gerente da Farmácia do Caniço, reconhece que o sucesso do projeto depende, em grande parte, da postura participativa da comunidade. “São as pessoas que, muitas vezes, selecionam as temáticas que devemos abordar, nomeadamente, as que lhes suscitam mais dúvidas e, consequentemente, carecem da nossa intervenção.” Afirmou ainda que: “Olhando para o histórico, repleto de atividades muito participadas, podemos garantir que a nossa missão tem continuidade assegurada. Estando conscientes dos enormes desafios enfrentados pela sociedade madeirense, queremos continuar a implementar projetos inovadores e a merecer a confiança que os utentes depositam na sua farmácia comunitária.”