PAN propõe reforço de campanhas de sensibilização para o rastreio precoce do cancro da mama

No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro da Mama, o PAN Madeira sublinha a importância “crucial” da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento integral das mulheres na Região. “O cancro da mama continua a ser a principal causa de morte oncológica entre as mulheres em Portugal, e a nossa região não está imune a esta realidade”, frisa.

Neste sentido, o PAN Madeira propõe “o reforço de campanhas de sensibilização mais abrangentes, juntamente com o aumento da oferta de rastreios gratuitos para mulheres a partir dos 40 anos, incluindo nas áreas mais isoladas da região. Propomos ainda a criação de unidades móveis de rastreio que possam percorrer as zonas mais remotas da RAM, garantindo que todas as mulheres tenham acesso aos exames essenciais. Além disso, defendemos um apoio psicológico e psicossocial contínuo para as mulheres diagnosticadas e para as suas famílias, bem como a integração de terapias complementares no SRS, como fisioterapia e nutrição clínica, para promover uma recuperação mais humanizada e completa”.

Catarina Matos, Comissária Politica do PAN Madeira, destaca: “É imperativo que a nossa região aposte em medidas eficazes de prevenção e apoio às mulheres. O diagnóstico precoce salva vidas e, nesse sentido, propomos a criação de unidades móveis de rastreio e a integração de um acompanhamento psicológico, para que cada mulher tenha acesso ao que realmente importa: tratamento digno e humano. O cancro da mama não pode ser enfrentado sozinho.”

O PAN Madeira reafirma o seu compromisso “em garantir que o sistema de saúde regional seja inclusivo e eficaz na prevenção e tratamento do cancro da mama, promovendo políticas que assegurem que todas as mulheres tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade, independentemente da sua condição económica ou localização geográfica”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *