Diplomacia da UE defende medidas urgentes na Sérvia contra manipulação de informação

“A Sérvia serve de “megafone” para a desinformação russa “, diz a UE.

A diplomacia da União Europeia defendeu hoje que a Sérvia deve “tomar medidas urgentes para combater a manipulação e interferência de informações estrangeiras”, em resposta a um relatório recente dos Repórteres sem Fronteiras.

Num estudo publicado no início deste mês, a organização não-governamental considerou que a Sérvia serve de “megafone” para a desinformação russa ao recusar impor sanções aos meios de comunicação russos, destacando-se a RT que, segundo os RSF, utiliza o seu escritório em Belgrado para espalhar desinformação favorável ao Kremlin nos Balcãs.

“A União Europeia aprovou sanções contra os meios de comunicação públicos russos, incluindo a RT, cujas emissões e emissões dentro e a partir da UE estão suspensas”, apontou o porta-voz do serviço diplomático Peter Stano, citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

Estes meios de comunicação, incluindo a RT em todas as suas formas, prosseguiu Stano, “tornaram-se um instrumento” do Kremlin na sua guerra contra a Ucrânia “e um canal para disseminar e manipular informação”.

“A Sérvia, como país candidato à adesão à UE, também deve tomar medidas urgentes para combater a manipulação e interferência de informação estrangeira”, continuou Stano.

“O não-alinhamento da Sérvia com a política externa e de segurança comum da UE a este respeito é um problema grave que tem impacto nas negociações de adesão”, frisou.

Belgrado, historicamente próxima da Rússia e dependente de Moscovo para o seu fornecimento de gás, não adotou quaisquer sanções desde fevereiro de 2022, mas condenou a invasão russa da Ucrânia.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *