ANSA/Orquestra Clássica da Madeira atua na Capela da Fundação Princesa Dona Maria Amélia

É já neste sábado, dia 5 de outubro, pelas 18h, que a Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto de música de câmara por uma das suas orquestras de cordas, o Ensemble XXI, a ter lugar na Capela da reputada Fundação Princesa Dona Maria Amélia, considerada um exemplo no país.

De referir que a Fundação Princesa Dona Maria Amélia, é uma fundação de direito português, constituída em 23 de março de 1877 por decisão da Coroa Sueca após o Hospício da Princesa Dona Maria Amélia, instituição fundada em 1853 para tratamento de doentes pulmonares, ter sido legado pela Imperatriz D. Amélia de Leuchtenberg, viúva do Imperador D. Pedro I do Brasil (Rei D. Pedro IV de Portugal), à sua irmã D. Josefina, Rainha da Suécia e da Noruega. A Fundação foi criada com o propósito inicial de preservar e administrar este legado histórico, perpetuando a obra da Imperatriz D. Amélia e a memória da sua filha, a Princesa D. Maria Amélia, na Madeira e em Portugal.

É neste dia 5 de outubro, Dia da Implantação da República Portuguesa, que a proposta musical do “Ensemble XXI”, sob a direção musical do violinista Yuriy Kyrychenko, irá centrar-se em obras portuguesas: a Sinfonia para cordas de Carlos Seixas, os Concertos Grossos Nº2 e Nº 6 de António Pereira da Costa e o Nocturno de Joly Braga Santos. A exigência e o virtuosismo das obras escolhidas para este concerto dão oportunidade para reconhecer a dedicação e a qualidade dos músicos da Orquestra Clássica da Madeira, divulgando, de forma complementar e articulada, obras conhecidas e menos divulgadas dando-lhes vida através dos nossos interpretes.

Sobre o Ensemble XXI, esta orquestra de cordas foi criada no seio da Orquestra Clássica da Madeira, e tem como objetivo primeiro interpretar obras para pequena orquestra de cordas de compositores do Séc. XX e Séc. XXI.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *