Convenção das Pescas sentam à mesa Madeira, Açores e Lisboa

As regiões ultraperiféricas da Madeira e dos Açores reúnem-se dia 3 e 4 de outubro numa convenção sobre pescas. A este encontro, a ter lugar na Madeira, junta-se também a secretária de Estado das Pescas, Claúdia Monteiro de Aguiar na sexta.

Este encontro acontece numa altura em que matérias importantes para o setor se encontram em discussão, «momento oportuno para reunir com os vizinhos açorianos, colocando em cima da mesa preocupações comuns, com vista a serem encontradas as melhores estratégias e soluções», avança Luís Ferreira, diretor regional de Pescas.

O estatuto das Regiões Ultraperiféricas e o desenvolvimento sustentável do setor das pescas será um dos assuntos a serem debatidos na convenção, assim como a quota dos tunídeos. A renovação da frota pesqueira e os apoios financeiros para o setor estarão igualmente na agenda das duas regiões autónomas. Dos temas em cima da mesa, foco também para a questão da segurança alimentar, inspeção e controlo e para o licenciamento de embarcações e vistorias.

Durante o período da convenção, será realizada uma visita Porto de Pesca do Caniçal, à Lota e ao Entreposto.

À mesa, da sexta-feira, além da presença da secretária de estado das Pescas, estarão também representantes da ACOPESCA, APASA (Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores) e da Federação das Pescas dos Açores.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *