A Unidade de Alzheimer – Dragoeiro do Centro Social Paroquial São Bento da Ribeira Brava, assinala hoje três anos ao serviço da população da Madeira.
No ano de 2022, foi lançado um caderno de estimulação da alzheimer e hoje é colocado na internet esse mesmo trabalho.
‘Acolher, Cuidar e Proteger’ tem sido a missão desta unidade, sendo que, de acordo com a direção, nas palavras do Pe Bernardino Trindade, que esteve ausente, urge regulamentar este serviço com uma tabela mais simpática nos preços dos medicamentos.
Por outro lado, o autarca Ricardo Nascimento salientou ser este um “espaço importante” para os ribeirabravenses e parabenizou todos os colaboradores do centro.
“Nem o centro social, nem a Câmara, nem o Governo”, disse Ricardo Nascimento, querem parar o trabalho feito e aditou que já se fala na ampliação do espaço, sendo que a Câmara está disposta a colaborar nesse sentido.
No seu discurso oficial, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, louvou o sentido de visão de Bernardino Trindade e evocou o princípio da progressividade como essencial para ajudar a permanência dos familiares neste tipo de instituições. Realçou, ademais, a necessidade de aumentar estes espaços o que implica mais profissionais, mais instalações, pelo que pediu a aplicação do tal princípio da progressividade, consoante os rendimentos de cada um correspondendo ao Estado Social que, enfatizou, tem esse dever.
Mais anunciou que vai haver um diploma específico para criar a carreira de ajudantes domiciliárias, que considera “imperativa”.