Aluna da Francisco Franco é a primeira madeirense a ser ‘Astronauta por um Dia’

Enquanto finalista do concurso, a representante madeirense vai participar num voo parabólico, promovido pela Agência Espacial Portuguesa, no dia 29 de setembro.

Daniela da Silva Fernandes Ferraz, aluna da Escola Secundária de Francisco Franco, é a primeira estudante madeirense a participar na iniciativa ‘Astronauta por um Dia’, que reúne 30 finalistas nacionais de um total de mais de meio milhar de concorrentes.

Enquanto finalista do concurso, a representante madeirense vai participar num voo parabólico, promovido pela Agência Espacial Portuguesa, no dia 29 de setembro, na Base Aérea n.º 11 – BA11, em Beja.

Para poder ser ‘Astronauta por um Dia’, Daniela Ferraz, tal como os 631 concorrentes, foi submetida a um processo de seleção com várias fases de natureza eliminatória, inspirado nos processos de escolha dos astronautas, que foi sucessivamente superando, a saber: fase 1 – Inscrição e Apresentação; fase 2 – Memória, Velocidade e Raciocínio Espacial; fase 3 – Aptidão Física; fase 4 – Entrevista; fase 5 – Fase Final.

O concurso ‘Astronauta por um Dia’ é organizado pela Agência Espacial Portuguesa e tem como objetivo divulgar e promover o Espaço junto dos mais jovens, proporcionando uma ligação com este setor através da realização de voos parabólicos que simulam um ambiente de microgravidade.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *