Bombeiros Sapadores de Santa Cruz com modernização tecnológica

O município de Santa Cruz anunciou, hoje, um “importante passo na modernização das suas operações” na Companhia de Bombeiros com a instalação do sistema de internet Starlink e a aquisição de novos rádios TETRA da Rede SIRESP.

“Este investimento estratégico, visa fortalecer a capacidade de resposta da companhia e assegurar uma comunicação ágil e eficiente assim como garantir a redundância de comunicações em contexto de emergência”, refere a autarquia em comunicado.

Mais acrescenta o município liderado por Filipe Sousa que este investimento “integra-se na sequência do esforço de modernização promovido pelo município de Santa Cruz, que recentemente realizou um investimento de 55.000 euros para modernizar a central de despacho da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz(CBSSC). “

Nova conectividade com o Sistema Starlink

O novo sistema de internet Starlink, já configurado e em funcionamento, garante “uma conexão de alta velocidade e redundância ao sistema convencional, assegurando conectividade constante ao mundo exterior, mesmo em cenários de exceção”, lê-se na mesma nota. A antena do Starlink, sendo amovível, pode ser conectada ao veículo de comando e comunicações, proporcionando flexibilidade e robustez nas operações em campo.

Aquisição de Rádios TETRA da Rede SIRESP

“Além da implementação do Starlink, foram adquiridos novos rádios TETRA, integrados à Rede SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal). Estes rádios substituem os equipamentos atualmente em uso, que se encontram com considerável desgaste, garantindo uma comunicação mais segura, fiável e eficiente entre todos os intervenientes nas operações de emergência”, refere a autarquia.

O comandante da CBSSC, Leonardo Pereira, afirma que este investimento, do nunicípio, “é crucial” para modernizar a infraestrutura tecnológica da companhia “e garantir que estamos preparados para responder com sistemas redundantes às emergências que possam surgir”, acrescenta.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *