Reconhecendo a idade avançada da frota de espadeiros e a falta de apoio efetivo dos governos da República anteriores, o PSD-Madeira comprometeu-se, hoje, a avançar com a renovação da frota pesqueira do peixe-espada-preto.
A garantia foi, hoje, deixada por Sérgio Oliveira, porta-voz da iniciativa, que, de visita à Lota do Funchal, enalteceu o apoio financeiro na ordem dos 5 milhões de euros para cumprir este desígnio, apoio o qual provém da União Europeia.
Conforme explanou o candidato do PSD às próximas eleições de 26 de maio, esta verba visa garantir a segurança das embarcações, bem como o conforto a bordo destas mesmas para os pescadores e ainda aumentar a qualidade de preservação do peixe pescado e melhorar as condições de trabalho.
Segundo ressalvou Sérgio Oliveira, para este ano, ‘’estava já inscrita uma verba deste montante global de 5 milhões de euros, sendo que será apoiado 50% a fundo perdido, do investimento elegível das candidaturas a apresentadas para a renovação das embarcações”.
Mais aclarou que este financiamento estará à disposição dos pescadores mediante a submissão de candidaturas para a renovação das embarcações, visando, assim, não apenas modernizar a frota pesqueira, mas também fortalecer a economia local e garantir condições de trabalho adequadas para os profissionais do setor.