A vila da Ribeira Brava acolhe, este domingo, dia 1 de setembro, a partir das 17h30, a edição 2024 do ‘FestiBrava’, o festival de folclore que celebra, de ano para ano, a cultura e as tradições madeirenses.
Conforme deu conta a autarquia da Ribeira Brava em nota de imprensa, este ano, o evento conta com a participação de seis grupos, dois dos quais oriundos do continente. A abertura será feita pelo coro infanto-juvenil da Ribeira Brava composto por 45 elementos. Seguir-se-ão as atuações dos Grupos Folclóricos da Casa do Povo da Ribeira Brava, da Casa do Povo do Campanário e do Centro Cultural de Santo António. De fora participam o Rancho Folclórico Podas e Vindimas de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa, e o Grupo Etnográfico de São Lourenço da Montaria, de Viana do Castelo.
O FestiBrava é uma iniciativa organizada pela Casa do Povo da Ribeira Brava e conta com o apoio da Câmara Municipal. Para além de divulgar as tradições culturais, é um “excelente cartaz de promoção e dinamização do concelho”, referiu a edilidade.
A mesma fonte recorda que o folclore é “um marco cultural da região que tem no ‘bailinho’ o seu expoente máximo, perpetuado através dos grupos das casas do povo que investem nesta arte cultural através da música, dos trajes e dos instrumentos musicais”. “São hábitos e costumes passados de geração em geração que são hoje recriados em momentos festivos como este, revivendo as tradições que marcam a riqueza cultural de um povo”, conclui.