Está já efetuado o sorteio entre as 14 forças partidárias que vão a votos no próximo dia 26 de maio, tendo em vistas as eleições para a Assembleia Regional.
São 14 candidaturas que envolvem 15 partidos, dado que PCP e PEV, como é usual, concorrem em coligação [CDU], a única deste ato eleitoral.
Em relação ao ato eleitoral de 24 de setembro, que ditou uma composição que entretanto o Presidente da República dissolveu, há mais uma candidatura, a do CDS por via do divórcio na coligação que (ainda) é poder na Região.
Ditou o sorteio da manhã desta terça-feira, nas instalações do Tribunal da Comarca da Madeira, no Funchal, que ADN seja o primeiro da lista, que o JPP fecha, com a particularidade de ter sido este na ordem de apresentação das listas ao tribunal, ter sido precisamente o primeiro, em termos cronológicos, a concretizar essa entrega. O PS surge no terceiro lugar, daquele que será o boletim de voto e o PSD é o número 11 nessa lista.
O CDS, de regresso a estas lides, a ‘solo’, com José Manuel Rodrigues como n.º 1, surge na 9.ª posição.
O sorteio, extremamente rápido, mereceu apenas um lamento da parte do Livre, dado a proximidade com a Iniciativa Liberal, na lista, crendo que possa lançar alguma confusão. Não pela denominação do partido, mas sim pela sigla que surgirá no boletim, ou seja L (4.º) e IL (5.º).
É a seguinte a ordem do boletim de voto, e respetivos cabeças de lista:
1 – ADN (Miguel Pita)
2 – BE (Roberto Almada)
3 – PS (Paulo Cafôfo)
4 – Livre (Marta Sofia)
5 – IL (Nuno Morna)
6 – RIR (Liana Reis)
7 – CDU (Edgar Silva)
8– Chega (Miguel Castro)
9 – CDS (José Manuel Rodrigues)
10 – MPT (Valter Rodrigues)
11 – PSD (Miguel Albuquerque)
12 – PAN (Mónica Freitas)
13 – PTP (Raquel Coelho)
14 – JPP (Élvio Sousa)