Açores participam na Expo 2025 no Japão durante quatro dias em agosto

Os Açores vão marcar presença no pavilhão de Portugal da Expo 2025, em Osaka, no Japão, durante quatro dias, no mês de agosto, revelou hoje o vice-presidente do Governo Regional.

“Os Açores terão em agosto quatro dias para exporem os seus produtos, as suas empresas e, portanto, é uma extraordinária notícia”, afirmou, em declarações à Lusa, o vice-presidente do executivo açoriano, Artur Lima.

A confirmação das datas foi dada pelo presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Ricardo Arroja, com quem o governante açoriano se reuniu hoje em Lisboa.

A Expo 2025 decorre em Osaka, no Japão, de 13 de abril a 13 de outubro, e a AICEP reservou quatro dias para os Açores, em agosto, no pavilhão de Portugal.

“É muito importante para os Açores, para promover os Açores a nível internacional, o nosso turismo, a nossa cultura, a nossa ciência e tecnologia e, sobretudo, o nosso mar”, salientou Artur Lima.

O vice-presidente do executivo açoriano defendeu que a participação na Expo 2025 é uma oportunidade para potenciar a internacionalização das empresas dos Açores e, eventualmente, a exportação de alguns produtos para o Japão, como o chá.

“Acho que são oportunidades interessantes. É claro que isto também vai depender da nossa ambição, do que é que queremos levar ao Japão, do que é que podemos levar e, obviamente, das empresas que queiram participar neste evento”, apontou.

“Faremos um contacto com empresas e com as câmaras de comércio para envolvê-las neste projeto, que é um projeto de uma grandiosidade extraordinária e é quase único até hoje”, acrescentou.

O governante lembrou que recebeu, este mês, em Angra do Heroísmo, o embaixador do Japão em Portugal, que manifestou disponibilidade em colaborar com o executivo açoriano e “facilitar contactos com autoridades, empresas e institutos de ciência japoneses”.

Uma das possibilidades em cima da mesa é a colaboração com os Açores “ao nível da vulcanologia e da sismologia”.

O vice-presidente do Governo Regional, que tutela as áreas da promoção dos Açores no exterior e da captação de investimento externo, disse ainda que a AICEP manifestou disponibilidade de colaboração ao nível da exportação dos produtos açorianos e em “estratégias que possam atrair investimento estrangeiro para os Açores”.

Artur Lima, que tutela também a gestão da Aerogare Civil das Lajes, reúne-se ainda hoje com a administração da TAP, “principal operador da ligação ao exterior da ilha Terceira”.

“O objetivo é melhorar a mobilidade dos açorianos, de uma maneira geral, e particularmente os terceirenses. A TAP é a única companhia que pernoita com aviões de grande porte na Terceira”, frisou.

O governante deverá prestar declarações sobre esta reunião na sexta-feira.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *