Um estudo observacional concluiu que os cães treinados para usar caixas de som compreendem palavras como “brincar” ou “sair”, independentemente de serem ditas pelos donos ou pela caixa.
O estudo, publicado na quarta-feira na revista científica online Plos One, indica que os cães não se limitam a ler a linguagem corporal dos donos, mas compreendem as palavras e são capazes de reagir a estas, quer sejam ditas pelos donos ou não.
A investigação envolveu duas experiências realizadas em 2022: numa delas, os investigadores visitaram as casas de 30 cães em diferentes partes dos Estados Unidos para testar as suas reações aos sons dos botões de uma caixa que, quando premidos, reproduzem uma palavra.
Na segunda experiência, recorreu-se a 29 donos de cães que realizaram os testes nas suas casas sob a direção remota da equipa de investigação.
“Os resultados demonstram, em primeiro lugar, a importância de estudar os animais de estimação no ambiente doméstico para melhor compreender as suas capacidades e, em segundo lugar, que os cães respondem às palavras em si e não apenas aos sinais corporais a elas associados”, afirma um dos autores, Federico Rossano, investigador da Universidade da Califórnia em San Diego.
Este estudo faz parte de um projeto de investigação mais vasto que envolve milhares de cães em todo o mundo.