A Ucrânia afirmou hoje que abateu cinco mísseis e 60 ‘drones’ russos dos mais de 90 dispositivos bélicos lançados na noite passada pela Rússia contra o território ucraniano, refere o relatório publicado pela Força Aérea Ucraniana.
“Na noite de 26 para 27 de agosto de 2024, as tropas de engenharia de rádio da Força Aérea detetaram e rastrearam 91 naves de ataque inimigas”, disse o comandante da Força Aérea Ucraniana, Mykola Oleshchuk, em comunicado no Telegram.
No total, 81 ‘drones’ russos e 10 mísseis foram disparados, acrescentou.
Destes ataques resultaram quatro mortos em várias regiões ucranianas, na cidade de Krivi Rig, no centro da Ucrânia, e outras duas em Zaporijia (sudeste), informaram as autoridades regionais.
Entre os mísseis lançados pela Rússia estão três mísseis hipersónicos Kinzhal que não puderam ser intercetados, segundo a Força Aérea Ucraniana.
Perto de Kiev, 15 ‘drones’ e vários mísseis foram destruídos, segundo o chefe da Administração Militar da capital ucraniana, Sergei Popko.
“Tudo o que voava em direção à capital foi destruído”, escreveu Popko nas suas redes sociais.
Neste momento não são conhecidos os objetivos deste novo ataque russo, o segundo em dois dias depois de a Ucrânia ter sido atacada na segunda-feira com mais de 200 drones e mísseis que destruíram numerosas infraestruturas energéticas em todo o país e mataram quatro pessoas noutras regiões.